quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Uma canção que precisamos aprender a ouvir

Sou musico cristão, sirvo a Deus com pouco que tenho; digo pouco porque a ‘musica é a única ciência que não tem fim’ mas com minhas limitações e o talento que Deus depositou em mim faz que esse dom seja com o máximo de mim em minha musica ou quando tenho oportunidade de acompanhar como side-man. Com a musica conquistei muitos sonhos –e tenho muitos sonhos a conquistar em nome de Jesus- e realizei sonhos de muita gente também, seja tocando e cantando religiosamente ou secularmente. Fiz e zelo por uma canção honesta e levando o ‘sagrado’ de cada compositor e arranjo. Não posso dizer que fui um musico perfeito, mas mesmo não chegando a essa perfeição, perto eu cheguei. Não quero ser um musico errante e não recomendo isso pra ninguém e acho que a musica não merece.

Nos meus 20 anos de musico profissional chamado pela misericórdia e vontade de Deus para ser musico, convivi com canções lindas e feias. Falando da segunda, foi a que mais me deu trabalho para ouvir e tocar. Chegava a ser perturbador. Num desses dias tinha que escrever uma partitura para registro de um compositor e sua musica era julgava terrivelmente horrível, mas tão horrível que acabei ‘vomitando’ literalmente. Noutra colocação que fiz em um desses textos nesse blog, escrevi que uma musica mal tocada faz mal para a alma. Convivendo com um grande amigo que faz musicoterapia “Cezar” disse que mais do que isso faz mal fisicamente e psicologicamente. Mas existem canções que um tempo pode ser feias, mas com o passar do tempo essas que um dia eram feias podem ser muito lindas e belas. Com o tempo vai amadurecendo e mudando e conhecendo seus conceitos essas canções, podemos ouvir essa diferente. Dou um exemplo concreto meu recente com a musica do Bethoven brasileiro proclamado por Sivuca ‘Hermeto Pascoal’. A musica desse grande gênio hoje vejo bem diferente, e mesmo sem entender por completo, é uma musica complexa, magnificamente arranjada e interpretada. Ele chama a sua musica como ‘musica universal’ pois ela não obedece a um estilo definido. Uma de suas composições começa um frevo que desencadeia num Jazz, segue atonal, vira Baião e musica Latina... Em uma de suas criações ele se preparou 1 ano pra poder toca-lá com seus músicos. Como diz um amigo; “veja ai o problema?” . Criou um “Calendário musical” da qual cada dia do ano tem uma musica.

Sempre é por meio de amigos que nos mostram uma musica diferente pra agente escutar e agente acaba gostando ou não; mas é sempre por meio de outrem. Foi assim um amigo que se chama Salomão que mais do que qualquer riqueza me trouxe esse grande tesouro que estava escondido nos recônditos de sua musicalidade e alma e fez me encontrar. Encontrei nele inspiração de alguns dos seus conceitos para meu novo trabalho. Mas sou somente uma gota no oceano que é Hermeto Pascoal e sua musica.

Como musico não posso deixar de ouvir outras culturas, outras fontes e encontrar o meu deus nessas musicas, pois precisamos aproveitar o que é bom (Fp 4.8). Deus quando criou todas as coisas viu que era bom, portanto o Deus dentro de nós julgara o que é bom pra nós como musico e mais que isso como ser humano.

Musica é a vida, somos a vida e musica, portanto o ser humano “É uma canção que precisamos aprender a ouvir” ainda que agente não entenda, ele é uma canção que esta sendo regida pelo ‘maestro celestial’. Pensando assim muitas barreiras caem e muitas notas em nossa partitura que esta escrita no nosso coração passa ter mais sentido e significado; pois não existe dissonância sem tom, e não existe o belo sem o feio. “ Avião sem asa fogueira sem brasa assim sou eu sem você...” (Fico assim sem você –Adriana Calcanhoto).

Beijo no coração!

Maercio Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário