terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Músicos, Somos mais que Músicos



O que nos Faz ser grandes musicos? São é as horas de estudo, se preocupar em estudar com tais professores e musicos famosos? O que nos faz ser grandes musicos são outras questões filosoficas, culturais e o principal "ser o que voce é" , e o grande musico surgirá. Valerá a pena dedicar horas e horas estudando se não perder isso de vista.
Existem aqueles que se escondem em sua musica, só sabem falar de musica e de musicos! Como poderá arrumar uma namorada se não for uma musicista? Não tira um tempo pra rezar a seu Deus, para se conhecer, silenciar; pra quê existe sua arte?
É impressionante ver um musico virtuose, a força que tem um estudo, frases, tecnicas, etc. que não se toca do dia pra noite, mas essa poderá ser 'vazia' se ela for somente para essa finalidade.
Todo nascimento de um movimento musical nasce de uma força de um povo, de sua fé, do jeito de ser e se pensar. Se deixarmos isso de lado, é reduzir a sua arte a uma arte transitória.
Bom mesmo é agente sentar para ler um bom livro, ler poesias, saber das noticias do mundo, pra ter uma arte que tenha resposta no seu mundo e no mundo.
A arte é o que agente vive, o mais sincero sendo uma arte perfeita ou não, isso é independente de musica religiosa ou musica secular. Canta-se e toca-se o que acredita, mas é preciso antes de tudo viver o que se canta e o que se toca. Só será uma canção linda por fora mas vazia no seu interior, no seu contexto. As canções que não são vazias por dentro são e serão sempre lembradas, pois teve um momento na historia de sua vida em que foi 'abraçado' por uma canção. Essa canção foi uma canção verdadeira e viveu um momento inesquecivel em sua vida.
Tem muitos exemplos que poderia citar, somente uma pincelada. Veja Luiz Gonzaga, suas letras, e suas harmonias. A Voz do nordestino passou a ter voz a partir de suas canções, mantendo sua linguagem, descevendo as alegrias e dificuldades de se morar no sertão.
Veja a força que tinha o rock dos anos 80. Ela tinha uma proposta filosofica e musical. A maioria de suas canções são feitas com poucos acordes e todos cantavam, pois falava as idiossincrasias do jovem seus sonhos, suas revoltas, e vivencia no contexto que o Brasil estava passando.
Agora por exemplo, que cultura esta inserida alguem que compõe a musica "Sou foda"? O que será que ele estava vivendo? veja um trechinho dessa entrevista:

Ç: Quando foi que a "TUUUU" começou a rolar no mundo?
Vitinho: Cara, agora eu não posso falar nada porque eu sou noivo... Agora eu vou me queimar, porque é dois anos [mostrando a aliança no dedo]. Mas dois anos atrás eu era um cara meio... Sem palavras, sem palavras!... VEJA MAIS AQUI http://suceco.blogspot.com/2011/05/entrevista-com-vitinho-sou-foda-dos.html
Canções como essa tem objetivo de vender e levar pra onde quer quem ouvir e cantar suas letras, e muitos compositores estão pensando qual próxima 'bobagem' que vai gravar, pra ganhar dinheiro e manchar os corações das pessoas, são o que as pessoas querem ouvir, vamos dar o que elas querem.
Mas em contrapatida tem as canções que Deus escreveu através de grandes compositores religiosos.Canções que levam a cura do espirito e o encontro com o divino, e que faz bem pra alma e coração.
Essa semana tive uma experiência interessante disso, dentre outras que sempre compuz. Estava aguardando uma ligação prometida, e passando por outras dificuldades. Estava triste sem um sol na minha noite escura. De repente veio uma canção linda, com uma letra que era a Luz de Deus naquele momento. Essa canção se chamará "Muito mais que palavras" na qual pretendo lançar no meu proximo trabalho. Lembro de Vinicius de morais que sua tristeza também era o acalanto para suas letras e lindas canções e que se eternizam ecoando em nossa vida em nossa 'roda gigante' em que estamos ora lá em cima ora lá em baixo...Mas sempre otimistas! Tudo concorre para o bem se faz de sua vida uma linda canção.

Beijão

Maercio Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário